Xtremers: Escalador cego escala a Aiguille Dibona nos Alpes franceses

9 de setembro de 2020

O escalador cego, Javi Aguilar, superou os seus limites físicos e psicológicos ao ascender a Aiguille Dibona em Les Ecrins, nos Alpes franceses. Essa aventura já exigiria bastante esforço para qualquer montanhista ou escalador comum, pois é preciso vencer uma aproximação com mais de 1.100 metros de desnível e a linha da Visite Obligatoire (400 m, 6a + / b) para chegar ao cume a 3.131 metros de altitude.

Foto: Divulgação

 

Aguilar completou essa escalada e mostrou que nada é impossível quando se tem força de vontade. Ele se tornou o primeiro escalador totalmente cego a chegar nesse cume com a ajuda de seu parceiro de escalada Pedro Soto e seu cão guia. A escalada foi dividida em três dias. Ele realizou a aproximação até o refúgio Soreiller, a cerca de 2.700 metros de altitude, com o seu cão guia. Infelizmente, não permitiram que o cão o acompanhasse dentro do refúgio, mesmo tendo a lei amparando esse direito. Assim, sua companheira retornou para a cidade com o cão. Para Aguilar, a parte mais difícil foi a decida. Ele conta que teve alguma dificuldade com os rapeis e com alguns trechos com neve, pois estava sem crampons e piolets. Os demais trechos ele fez ao lado de seu parceiro de escalada. Ele também contou com a ajuda de cordas que o ajudavam a encontrar o caminho e davam mais segurança em caso de quedas.

Ao ser perguntado sobre a sensação de vazio na descida, o escalador respondeu que quando olhava para baixo, notava algo, tinha uma sensação de vertigem. Você também percebe o fato de estar a 3.000 metros, mas com calma, curtindo a altura e como ela é bonita.

Aguilar é um exemplo de que podemos tudo, basta tirar as barreiras impostas em nossa cabeça. Grande exemplo de atitude e motivação.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2020 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados