Academia Internacional de Cinema oferece 360 bolsas de cursos audiovisuais no Brasil

20 de novembro de 2020

Projeto quer democratizar o ensino de Cinema e audiovisual para regiões do interior do Brasil e fora do eixo Rio-SP

A Academia Internacional de Cinema (AIC) está com inscrições abertas para o programa de bolsas referentes ao projeto AIC ONLINE- Formação Audiovisual para todo o Brasil. A quarta e última etapa do programa, que abrange pessoas que moram na Região Sul, mais estados de Minas Gerais e Espírito Santo, vai oferecer 90 bolsas para os cursos online de roteiro, direção cinematográfica, produção, produção executiva, trilha sonora, edição e assistência de direção.

As inscrições começaram no dia 1º de novembro e podem ser feitas para a Fase A até o dia 30/11/2020, para a Fase B até o dia 07/02/2021 e para a Fase C até o dia 28/03/2021, todas de forma online. Cada fase é referente à um tipo de curso oferecido e os detalhes estão no site basta clicar aqui para se inscrever. Os cursos acontecem nos meses de janeiro, março e abril de 2021.

Para participar, o interessado deve residir na região priorizada no projeto, possuir renda máxima declarada de até cinco salários mínimos, possuir acesso à internet e computador para assistir às aulas, ter, no mínimo, 17 anos e ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. Pessoas com deficiência possuem 10% do número de vagas.

Ao todo, serão 360 bolsas de estudos integrais para sete cursos online da AIC, distribuídas ao longo de um ano. O programa foi dividido em quatro etapas, que cobrem todas as regiões do país, beneficiando residentes de 24 estados brasileiros, mais Distrito Federal.

A primeira etapa começou na região Centro-Oeste, onde mais de 650 pessoas se inscreveram para participar do programa de bolsas. A segunda etapa foi na região Norte, com mais de 600 inscritos. Já a terceira, aconteceu no Nordeste com 2.025 pessoas inscritas. A última etapa, em andamento, fechará o ciclo do projeto.

Projeto visa formação audiovisual para todos

O AIC ONLINE – Formação Audiovisual para todo o Brasil foi selecionado no edital SAV/MINC/FSA Nº 13/2018 e tem apoio da ANCINE – Agência Nacional do Cinema, FSA – Fundo Setorial do Audiovisual, do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, do Ministério do Turismo e do CTAV/SAV- Centro Técnico Audiovisual.

O projeto AIC ONLINE foi um dos quatro vencedores de uma concorrência pública lançada pela ANCINE em 2018, voltada para o fomento da educação audiovisual. Para a AIC, que além dos conhecidos cursos presenciais em suas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, vem desenvolvendo uma metodologia EAD específica para o ensino audiovisual, com cursos online desde 2017, “o incentivo vem precisamente num momento em que se torna cada vez mais evidente a necessidade de se investir em educação à distância, em especial num país de grande extensão territorial e desigualdades sociais como o nosso. Sabíamos que poderíamos fazer a nossa parte, e arregaçamos as mangas. Montamos um programa capaz de ter um impacto real de forma coordenada e com alcance nacional.”, diz Flávia Rocha, Diretora de Comunicação da AIC.

Além de contribuir para a formação de novos profissionais, o objetivo é também cultivar elementos técnicos para que esses novos profissionais possam expressar conteúdos que reflitam não só suas aspirações pessoais, mas também as suas realidades regionais, já que o audiovisual é uma ferramenta importante de comunicação e representatividade cultural.

Para conhecer mais detalhes sobre o programa, o processo seletivo para as bolsas e se candidatar, leia aqui o regulamento.

Sobre a Academia Internacional de Cinema (AIC)

Em 2019, a AIC celebrou 15 anos com uma história que acompanha o crescimento do mercado audiovisual. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de Cursos Online, a Academia Internacional de Cinema (AIC) é reconhecida pela excelência demonstrada em mais de 3.200 filmes produzidos por seus alunos. A escola oferece cursos livres no período das férias e durante o semestre, além de cursos técnicos e de formação profissional.

A metodologia combina teoria e prática, desenvolvendo nos alunos habilidades para atuar no mercado, com técnica e criatividade. O corpo docente é formado por professores-realizadores.

A escola também realiza vários eventos e palestras abertas ao público, proporcionando uma série de discussões sobre o audiovisual.

Para saber mais acesse aqui.

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2020 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados