Campanha Eu meto o Bico

11 de fevereiro de 2019

A Laluz Brasil trabalha com camisetas em malha 100% algodão orgânico, buscando um ciclo de produção e consumo responsável e consciente. Quando a história da Reserva Bicudinho-do-brejo chegou a Laluz Brasil, o recorrente desejo de desenvolver uma ação de mobilização para a defesa de espécies em extinção passou de desejo para necessidade. Ao lado do Ricardo, do Ateliê Bicudinho-do-brejo e um dos proprietários da Reserva, foi elaborado um projeto para unir esforços em defesa da vida no planeta.

A intenção é captar fundos para a manutenção da Reserva Bicudinho-do-brejo através da produção de uma Edição Limitada de Camisetas da Campanha “Eu meto o bico”. Toda a mão-de-obra, elaboração e execução desse projeto e das camisetas é um presente da Laluz Brasil para a causa da Reserva. Será retirado do valor arrecadado o custo de material das camisetas e serviços terceirizados de serigrafia e costura, bem como a taxa da Benfeitoria e da operadora financeira, e também a taxa de envio das recompensas via correio.  O lucro total será destinado para a manutenção da Reserva e cada colaboração traz a experiência de vestir as camisetas e nossa causa.

O Bicudinho-do-brejo foi descoberto em 1995 no litoral sul do Brasil pelos biólogos Bianca Luiza Reinert e Marcos Bornschein, e já passou a integrar a lista de espécies ameaçadas de extinção. Bianca dedicou sua vida à proteção dessa espécie, tornando-se um ícone entre os conservacionistas. Em 2009, ela e mais quatro amigos juntaram esforços e compraram uma área de brejo e floresta para preservação do Bicudinho-do-brejo e de toda a fauna e flora associada, fundando a Reserva Bicudinho-do-brejo, localizada em Guaratuba, Paraná. Essa região foi recentemente reconhecida pela ONU como uma Área Úmida de Importância Internacional, em parte devido ao brejo, aonde o Bicudinho-do-brejo ocorre, funcionar como um filtro para a água dos rios e  berçário para peixes e animais aquáticos. A Reserva é uma das únicas, dentre cinco áreas de conservação, onde o Bicudinho-do-brejo pode ser encontrado, e conta com alojamentos para receber pesquisadores e amantes da natureza em geral, com o acesso sendo apenas por barco.

Diante disso, o pássaro raro,  depois de sua descoberta e quase extinção, graças a dedicação e trabalho investido, transformou-se numa espécie de símbolo da luta comum em defesa da biodiversidade. Desde sua criação, a Reserva Bicudinho-do-brejo  tem sido mantida por recursos próprios de seus fundadores e em 2018 quase fechou as portas temporariamente devido à dificuldades financeiras, iniciando outras ações de arrecadação de fundos através de artesanato, livros, exposições e eventos. Atualmente, os custos mensais da Reserva referem-se à manutenção da sede e ao salário, benefícios e encargos do auxiliar de reserva, indispensável para coibir ações predatórias (o pagamento do funcionário corresponde a 85% do total de custos).

// COMO VOCÊ PODE COLABORAR E VESTIR ESSA CAUSA?

A existência da Reserva Bicudinho-do-brejo é resultado da paixão e insistência de muitas pessoas ao longo desses 10 anos, e de uma dedicação em lutar e ajudar na manutenção de nossa biodiversidade. Vamos fazer parte dessa comunidade e ampliá-la?

Sua colaboração funcionará como uma encomenda de cada camiseta em malha 100% algodão orgânico com estamparia natural da campanha em embalagem reutilizável de tecido reciclado. Elaboramos uma estampa linda para que você sinta orgulho em usá-la.

Ao financiar essa Coleção de Camisetas, você usa seu engajamento para:

  1. Contribuir para a manutenção da Reserva Bicudinho-do-brejo;
  2. Divulgar a causa da necessidade da luta em defesa de uma espécie em extinção;
  3. Estimular a produção e cultivo de orgânicos, vestindo uma camiseta produzida de forma social e ambientalmente justa e responsável

Nosso endereço de crowdfunding:

Intragram: @eumetoobico

Facebook: eumetoobico

Promoções

Ver todas

hash track

Ouça sua música preferida na programação da Mundo Livre.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2019 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados

By: CS