Educação é a melhor estratégia no combate à dengue

4 de dezembro de 2018

Forrest Brasil Tecnologia aposta na disseminação de conhecimento como medida para o controle permanente do Aedes aegypti

Garantir o controle permanente do risco de epidemias de dengue é o principal desafio no combate ao Aedes aegypti. A empresa Forrest Brasil Tecnologia Ltda tem colocado em prática, na cidade de Jacarezinho, várias ações visando combater o inseto transmissor do vírus da dengue. O município tem um dos maiores índices de infestação de dengue no Paraná e o objetivo é colaborar com as autoridades locais na implementação de medidas a curto, médio e longo prazo que culminem em um controle perene e sustentável do mosquito.

Como parte das medidas, a empresa realiza atividades lúdicas educacionais, preventivas e de conscientização à população de faixa etária de 6 a 12 anos de idade da rede pública de ensino. As ações são relacionadas aos métodos integrados de controle do vetor Aedes aegypti e, consequentemente, à prevenção das doenças transmitidas por ele. O intuito é promover ações de conscientização da necessidade de prevenção e controle dos criadouros pelo cidadão e divulgar amplamente na comunidade os novos métodos integrados de controle vetorial.

O biólogo da empresa e responsável pela implementação do plano educacional, Rodrigo de Oliveira, tem aplicado essas atividades às crianças e segundo ele, elas têm papel importantíssimo na comunidade em que vivem, transmitindo seus novos conhecimentos e assimilando desde cedo algumas das responsabilidades civis de cada um. “Por meio dessas atividades que estamos oferecendo, isso acontece de maneira natural e divertida, pois as crianças adoram, e participam ativamente o tempo inteiro”.

Até o momento, cerca de 400 alunos já participaram do programa, distribuídos em três escolas públicas da cidade, entre estaduais e municipais. O enfoque da Forrest é oferecer essas atividades primeiramente às escolas, que se encontram nas áreas da cidade em que tem desenvolvido ativamente o projeto de combate ao mosquito Aedes aegypti e, posteriormente, expandir para as demais escolas do município.

O biólogo acredita que por meio da educação das crianças, é possível ter um alcance duradouro nas próximas gerações no que diz respeito ao combate a esse importante vetor de doenças humanas, o Aedes aegypti. “Acredito que o conhecimento que estamos transmitindo será propagado nos lares dessas crianças e essas lições não vão ser esquecidas e estamos, assim, educando o cidadão de amanhã e mais importante: ensinando a essas crianças a serem agentes de transformação na nossa sociedade”.

 

Brand New

Lançamento – 11/12

Bob Mould – What Do You Want Me To Do

Top New

hash track

Ouça sua música preferida na programação da Mundo Livre.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2018 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados

By: CS