Estudo revela que tocar um instrumento musical melhora a saúde mental

3 de agosto de 2020

400 pessoas ganharam ukuleles e aprenderam a tocar uma canção.

Foto: Shutterstock

 

Um novo estudo científico encomendado pelo Spotify revela que, para 89% dos adultos, tocar um instrumento musical afeta positivamente a saúde mental, e aumenta os sentimentos de relaxamento e felicidade, via Consequence of Sound.

O estudo integra o podcast de Niall Breslin, chamado Where Is My Mind?, que fala sobre a interseção entre música e saúde mental. Para o último episódio disponibilizado ao público, intitulado “The Lockdown Ukulele Rockdown”, o apresentador comprou mais de 400 ukuleles e presenteou para as pessoas usarem o instrumento para lidar com a saúde mental.

Cada pessoa foi ensinada a tocar “Home” de Edward Sharpe and the Magnetic Zeros. A ideia com os ukuleles no episódio era mostrar diretamente como a aprendizagem de um instrumento pode afetar o humor de uma pessoa.

 

A experiência complementa o estudo encomendado pelo Spotify sobre o assunto. Os resultados foram, mais uma vez, esmagadoramente positivos, de acordo com o comunicado à imprensa, via Consequence of Sound.

Os pesquisadores descobriram que 89% dos adultos do Reino Unido que tocam regularmente um instrumento sentem como isso afeta positivamente a saúde mental. Desse número, 56% se sentem relaxados, 48% satisfeitos e 43% em paz.

Mais de um terço dos entrevistados disseram que tocar lhes dava “um senso de propósito na vida”. Além disso, 75% dos britânicos contaram sobre como os instrumentos são a principal escolha deles quando precisam relaxar ou aliviar o estresse.

Ao serem questionados sobre em quais momentos preferem tocar para relaxar, 54% escolheram após um dia estressante no trabalho, 34% preferem tocar quando estão se preocupando com dinheiro e 30% tocam quando estão ansiosos com eventos próximos.

Que tal aproveitar o tempo de isolamento social para a contenção do coronavírus e aprender a tocar um instrumento?

Fonte: Rolling Stone Brasil

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2020 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados