Miniempresa solidária de estudantes “Aquece” o frio curitibano

11 de agosto de 2018

O Cobertor social criado por alunos do Ensino Médio tem proteção extra contra o frio

As baixas temperaturas são o maior desafio para quem vive nas ruas geladas de Curitiba. Com uma proposta inovadora e social, alunos do Colégio Marista Paranaense criaram a miniempresa “Aquece”, que produz e cria um cobertor impermeável e com manta térmica para doar aos moradores de rua, a partir de doações de empresas e pessoas.  Na próxima segunda-feira, 13 agosto, mais uma entrega de cobertores está programada nas ruas de Curitiba, em parceria com a FAS – Fundação de Ação Social.

A proposta dos alunos nasceu com o viés solidário de produção de cobertores, que têm manta térmica, exclusivamente pensados  para doação a moradores de rua, os que mais sofrem com o inverno na cidade.Os estudantes cursam a 2°Série do Ensino Médio e foram instigados a selecionar um produto, pesquisar, realizar estudos de viabilidade do negócio e capitalizar a empresa através da venda. Sim, eles cuidam de tudo!

Todas as terças-feiras, das 18h às 21h30, os estudantes se encontram no Colégio Marista Paranaense  para produzir. Eles trabalham em equipes, com a montagem dos cobertores, desenvolvimento estratégico de marketing nas redes sociais, negociação de parcerias, cálculo dos custos, execução das vendas e, alguns conseguem acompanhar as doações.

A venda acontece virtualmente e o doador compra a peça que será destinada aos moradores de rua de Curitiba. Pensando na segurança das pessoas que aderem à proposta de doação, os alunos desenvolveram um sistema de rastreamento on-line que permite saber o status do produto.

“Nós elaboramos o rastreador dos cobertores porque as pessoas compram, mas não retiram. As doações já têm uma dinâmica de entrega, então precisávamos apresentar de forma transparente cada etapa do processo”, afirma Gabriel Augusto Müler Julio, diretor de marketing da Aquece.

O projeto proporciona aos jovens oportunidades de contato com o mercado, a fim de vivenciarem a realidade empresarial e perceberem o funcionamento e a rotina de uma organização.

De acordo com Roseana Galastri, assistente do Núcleo Psicopedagógico do Ensino Médio, o despertar empreendedor dos alunos é a prova de que projetos como esse contribuem para o amadurecimento dos estudantes, e de que é fundamental criar boas parcerias para incentivá-los cada vez mais.

“O Colégio Marista Paranaense tem uma parceria com a Junior Achievement há muitos anos, com o Projeto Miniempresa. O trabalho desenvolvido proporciona aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, a experiência prática em economia e negócios através da organização e operação de uma empresa. Este ano tivemos um projeto inovador totalmente voltado para a solidariedade. Ao pensar no auxílio aos moradores de rua de nossa cidade, nossos alunos puderam colocar em prática o verdadeiro significado da palavra empatia e exercer seu papel de cidadão, protagonizando uma ação de grande importância social”, conclui.

Serviço – Alunos do Colégio Marista Paranaense criam cobertor com manta térmica 

Dia de produção dos cobertores: https://www.facebook.com/aquece.miniempresa/videos/158147585034899/

Sobre o Colégio Marista Paranaense

Inspirado em valores sólidos e acompanhando as mudanças da sociedade, o Colégio Marista Paranaense, parte do Grupo Marista, baseia-se na excelência de mais de 70 anos em Educação Marista para formar agentes de transformação. Localizado na cidade de Curitiba (PR), contribui no desenvolvimento de gerações de profissionais, líderes sociais, expoentes na política, nas ciências e nas artes. Seus 2.445 alunos dispõem de ampla infraestrutura e uma aprendizagem que inicia na Educação Infantil e se aprofunda ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio. O compromisso com os resultados envolve preparação para todas as provas da vida. Outras informações, acesse: www.colegiosmaristas.com.br

Sobre o Grupo Marista

No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br

Promoções

Ver todas
Thirty Seconds To Mars no Teatro Positivo – 30 de Setembro

09/08/2018 a 28/09/2018

Inscreva-se
Concerto Clássicos do Cinema no Teatro Positivo – 26 de Agosto

09/08/2018 a 24/08/2018

Inscreva-se
Tribalistas na Pedreira Paulo Leminski – 25 de agosto

01/08/2018 a 24/08/2018

Inscreva-se

Leia Também

Geek City invade o ParkShoppingBarigüi

Confira aqui ...

17 de agosto de 2018

Ler Mais >

GRUPO BALAROTI SUSPENDERÁ USO DE CANUDOS PLÁSTICOS NAS CAFETERIAS

Confira aqui ...

17 de agosto de 2018

Ler Mais >

5 coisas que toda pessoa com autismo gostaria que você soubesse

Confira aqui ...

17 de agosto de 2018

Ler Mais >

Brand New

Lançamento – 02/08

Halestorm – Do Not Disturb

Top New

hash track

Ouça sua música preferida na programação da Mundo Livre.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2018 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados

By: CS