MUTIRÃO DE LIMPEZA DA ILHA DO MEL MOBILIZA VOLUNTÁRIOS NO DIA 15 DE SETEMBRO

13 de setembro de 2019

Foto Arthur Trauczynski

Parceiros do Mar em conjunto com entidades ligadas ao Surf e com a marca Davines irá retirar resíduos plásticos da praia

Um grande mutirão de limpeza vai invadir a Praia de Fora da ilha do Mel, no domingo, 15 de setembro. A iniciativa faz parte da ação conjunta da Parceiros do Mar com a marca italiana de produtos eco sustentáveis para cuidado dos cabelos, Davines, e envolve também a Associação de Surf de Paranaguá – Aspar, além de dezenas de voluntários. A atividade faz parte do evento Eco Ilha Pro Surf 2019 que distribui 3 mil pontos ao campeão no ranking nacional de surf profissional.

“A Davines tem entre seus valores impactar positivamente o meio ambiente por meio de atividades que promovam bem estar. Estar com essa turma do bem, sensibilizando as pessoas sobre a importância de evitar que mais resíduos plásticos sejam despejados no mar é algo extremamente relevante para nós”, argumenta a gestora de marketing da Davines, Luciana Medeiros.

A Parceiros do Mar foi beneficiada pela Semana da Beleza Sustentável promovida pela Davines, em agosto deste ano. Em parceria com salões de todo Brasil, parte do valor de serviços prestados por profissionais, com produtos da marca italiana, foram destinados para as ações promovidas pela entidade social que tem foco da preservação do meio ambiente.

“A Parceiros do Mar atua exclusivamente por meio de doações e conta com voluntários para promover regularmente atividades de sensibilização e a coleta de resíduos que causam danos à natureza e colocam em risco a população e banhistas nas praias do litoral paranaense”, afirma a gestora de comunicação Parceiros do Mar, Rafaella Silva.

Plástico no Mar

Por semana, cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico. O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de produção de lixo plástico do mundo. Esses dados fazem parte de um estudo do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) divulgados este ano. A informação mais assustadora é que o índice de reciclagem por aqui é de apenas 1,2%. Na produção deste tipo de resíduos ficamos atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia e na reciclagem muito distante de um local satisfatório. Não se tem dados exatos, mas é possível imaginar a quantidade de plástico que vai parar nos mares em função dos 8,5 Mil km de costa brasileira. Ainda segundo o estudo mesmo estudo, em todo mundo, o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos – são mais de 60 por dia. Nesse ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km2, revela a WWF.

Sobre a Parceiros do Mar

Parceiros do Mar é uma entidade social que também atende pelo nome de Instituto Renata Turra Grechinski. Sem fins lucrativos, foi criada em 2012, após o falecimento da surfista Renata Turra Grechinski. Ela teve o leash de sua prancha enroscado em um artefato de pesca clandestina enquanto surfava.  Este foi o fato motivador para que sua família unisse esforços e passassem a lutar pela delimitação de espaços de pesca e lazer, proteção dos ambientes marinhos e segurança dos frequentadores das regiões litorâneas. A iniciativa já deu origem a dois projetos de lei, um Estadual – PL Lei 214/2012 – reapresentado em 2015 pelo PL 86/2015 – e um Federal – PL 4.116/2012- ambos com o mesmo intuito. Atualmente, a organização promove ações de limpeza das praias, comparece a eventos e conta com projetos socioambientais com a população litorânea. Para saber mais sobre os Parceiros do Mar acesse parceirosdomar.org

Sobre a Davines:

Beleza e Sustentabilidade é o conceito que inspira todos os projetos da Davines, desde a formulação do produto e design, até a ética da empresa e educação nos salões de beleza por todo o mundo. Surgiu no início da década de 80, como um laboratório da família Bollati em Parma, na Itália. Na primeira década, realizou pesquisas e produziu tratamentos de alta qualidade direcionados a cabelo e pele para as marcas de cosméticos mais famosas no mundo. Em 1993, o grupo lança a Davines com produtos de beleza exclusivos para salões e direcionados para terapias no modelo de spa. Em 2004, começa sua expansão, chegando ao Brasil em 2012. Em 2016, é uma das 40 primeiras empresas da Itália a conquistar o selo B-Corp. A certificação é concedida a marcas que buscam ser melhores para o mundo, fornecendo soluções para questões ambientais e sociais. Empresas que maximizam seu impacto positivo, respeitando padrões mais elevados de desempenho, transparência e responsabilidade. No Brasil, os produtos Davines podem ser encontrados em salões de beleza de todo país.  Para saber mais sobre a marca acesse davines.com

Serviço:

Mutirão Limpeza Ilha do Mel

Data: 15 de setembro (Domingo)

Horário: a partir das 9h

Local: Praia de Fora, Ilha do Mel, Paraná

hash track

Ouça sua música preferida na programação da Mundo Livre.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2019 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados

By: CS