Ouça a versão original e banida de ‘Hurricane’, clássico do Bob Dylan

8 de abril de 2020

O artista foi forçado a regravar a música pela Columbia Records.

“Hurricane” foi uma das músicas mais controversas de Bob Dylan. Composta em 1976, a faixa baseava-se na vida de Rubin ‘Hurricane’ Carter, um boxeador com uma carreira promissora que foi preso e condenado por matar uma mulher e dois homens em um bar em 1966.

Segundo informações da revista Far Out, Dylan tornou-se cada vez mais interessado no ex-atleta depois de ler a autobiografia de ‘Hurricane’. Ele decidiu visitá-lo na prisão e depois de conversar bastante, logo se viu convencido da inocência de Carter.

Bob Dylan, sempre um homem do povo, tem uma propensão a uma música de protesto e depois de decidir que o pugilista foi condenado injustamente, estava interessado em chamar a atenção para sua situação trágica e destacar a convicção como motivada pela raça. Ele decidiu escrever uma música para o boxeador ao lado de Jacques Levy, nove anos depois de ser preso.

Muitos iriam ouvir a faixa pela primeira vez no álbum Desire de Dylan. Mas, na verdade, a visão inicial dele tinha sido um pouco diferente antes dos advogados da Columbia Records alterarem a letra.

Enquanto muitas das alegações de Dylan de injustiça racial foram mantidas nos versos, os advogados estavam mais preocupados com a parte que implicava que Alfred Bello e Arthur Dexter Bradley (as duas principais testemunhas do caso original) teriam “roubado os corpos”, ou seja, incriminado ‘Hurricane’.

Com essa implicação, os advogados exigiram que Dylan consertasse a letra. Infelizmente para Dylan, as multitracks tinham muito vazamento e suprimir a letra era impossível. Ele decidiu regravar a música inteira.

Quando Dylan optou por regravar a música, ele já estava em ensaios para sua icônica turnê, a Rolling Thunder Revue. Isso significava que os músicos da turnê estavam prontos e esperando. Dylan pediu que o violinista Rivera, o guitarrista Steven Soles, o baixista Rob Rothstein, o baterista Howie Wyeth e o percussionista Luther Rix entrassem no estúdio. Eles gravaram uma versão muito mais pacífica de “Hurricane”.

Nessa versão, a faixa foi reduzida a oito minutos e foi dividida em duas tomadas diferentes. A gravação do álbum da música também contém um erro perceptível, pois Ronee Blakely, que está fornecendo vocais de harmonia, erra a letra: “Remember you saw (said) you saw the getaway car.”

Abaixo está a versão original de Dylan. A trilha de dez minutos tem um ritmo muito mais lento, fornecendo pensamentos do astro sobre um assunto incrivelmente controverso. A dicção é a melhor e a mensagem é mais clara. Isso sem considerar a falta de censura nesta versão original:

Fonte: Rolling Stone Brasil

hash track

Peça seu som e ouça no Hashtrack!

Exemplo:
Artista: Neil Young
Música: Rockin' In The Free World
#Esse som é muito marcante pra mim porque foi o primeiro que rolou na minha programação.

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2020 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados