Baterista voltou aos palcos em Dublin pela primeira vez desde a cirurgia de 2023 e agora participa dos ensaios, mas ainda não sabe quanto tempo conseguirá tocar por noite.
Crédito da Foto: Gareth Cattermole/Getty Images
Os quatro integrantes do U2 já estão ensaiando para a próxima turnê de estádios, ainda sem datas anunciadas, e a novidade que muda o peso dessa volta é Larry Mullen Jr. novamente atrás da bateria. Depois de ficar fora da residência no Sphere, em Las Vegas, o baterista voltou a tocar ao vivo em Dublin na semana passada, marcando sua primeira apresentação desde as cirurgias no pescoço e nas costas realizadas em 2023.
A turnê continua sendo tratada como um plano ainda não anunciado oficialmente. Nos ensaios, porém, Mullen já está tocando músicas antigas, enquanto a banda começa a montar um repertório que também abre espaço para a fase nova do grupo.
Larry Mullen Jr. voltou, mas ainda não sabe quanto tempo conseguirá tocar
A recuperação não foi uma simples retomada de onde tudo havia parado. Segundo a Rolling Stone, Mullen passou pela cirurgia depois de ouvir de médicos que se aposentar poderia ser o caminho mais seguro. Quando voltou à bateria, percebeu que seu corpo funcionava de outra maneira e precisou reaprender a tocar de forma mais eficiente.
Nos ensaios atuais, ele ouviu gravações das músicas antigas e ficou “agradavelmente surpreso” por elas não soarem envelhecidas. O baterista, no entanto, ainda não sabe como seu físico vai responder a uma sequência de shows.
Mesmo que eu não consiga tocar por duas horas e meia, se puder tocar por uma hora, isso já basta.
Bono resumiu a preocupação da banda ao dizer que só espera que todos estejam bem, especialmente Mullen.
O novo U2 já prepara o palco e o repertório
A próxima turnê chega ligada a uma fase de produção intensa. O U2 prepara o álbum Carnaval De Luz, marcado para 13 de novembro, enquanto The Edge já fala em cerca de 11 músicas novas dos EPs e do disco dentro do repertório planejado.
Bono, por sua vez, demonstra cautela com a quantidade de material inédito que caberia em grandes estádios e cogita apresentações menores em algumas cidades para dar mais espaço às novas canções. A banda também já tem uma ideia para o cenário e até uma música pensada para abrir os shows.
Aos 50 anos, os quatro voltam a trabalhar juntos
2026 marca 50 anos desde que Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. começaram a tocar juntos em Dublin. Poucos dias antes dos novos ensaios, os quatro voltaram à antiga escola da banda e fizeram apresentações surpresa na cidade.
Larry Mullen Jr. voltou às músicas que ajudou a construir e agora testa, nos ensaios, até onde consegue levar essa retomada. Para o U2, ter novamente na bateria o integrante que está na banda desde o começo muda o peso dessa nova fase, principalmente depois de uma turnê em que a formação original não esteve completa no palco.
Confira também:
Como a última gravação vocal de Dolly Parton foi parar no novo álbum do U2?
Liam Gallagher chama Metallica de “música de caminhoneiro” após comparação com Oasis





